Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2011

PRIMEIRA TAREFA DA GINCANA AXÉ BRASIL EXTRA 2011

   


 

O que é ?
Criado em 1951, o Serviço Voluntario de Assistência Social (Servas) inicialmente conhecido como Amoami, foi nomeado por Sara Kubitscheck esposa do então governador de Minas Gerais Juscelino Kubitscheck.De início a associação visava dar apoio à maternidade e à infância e logo estendeu-se para a área educacional.No ano de 1956, desvinculado do Governo Estadual, a entidade passou a buscar novas soluções para os problemas enfrentados pelo Estado. O projeto tem como objetivo central promover e executar ações sociais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover a justiça social. O desenvolvimento das atividades acontece através de doações, promoções e campanhas nas quais buscam a inserção do cidadão na sociedade.

Trabalho realizado 
O Servas é uma instituição sem fins lucrativos que propõe manter, promover, apoiar e coordenar atividades assistenciais em Minas Gerais.Em todos os seus programas sociais o Servas busca promover o amparo social da coletividade, investindo na promoção humana da população de baixa renda, beneficiando a família, a infância, o adolescente, o idoso, o portador de deficiência entre outros necessitados.
Veja um resumo de cada um de seus programas sociais:


O programa Vita Vida distribui complemento alimentar desidratado, produzido a partir de excedentes de legumes, cereais e frutas doados por produtores agrícolas e comerciantes. Os produtos podem ser usados em massas, purês, pastas e base para pães e bolos, entre outros, e são distribuídos para centenas de entidades como creches, instituições de longa permanência para idosos, centros de recuperação de dependentes químicos, casas-lares, unidades da Santa Casa e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Saiba mais no site: www.vitavida.servas.org.br


Desde 2003 quando foi criado o projeto Minas Solidária busca mobilizar a sociedade contra as consequências da chuva em todo o Estado.Hoje,o resultado dessa campanha tornou-se recorde na história das campanhas voluntárias em Minas, com a arrecadação e distribuição de mais de 2,1 milhões de donativos para 201 cidades mineiras. Também foram construídas 953 casas em 60 municípios para os desabrigados pelas chuvas.










O Programa de Apoio às Entidades tem como finalidade dar suporte a entidades sociais de ação continuada  como asilos,creches e similares para que melhorem e ampliem a assistência a seus respectivos públicos.      O programa viabiliza doações de equipamentos como carros, fogões, geladeiras, TVs, DVDs, móveis, máquinas de lavar, camas, berços e armários para centenas de entidades de todas as regiões de Minas.
Também são doados utensílios, alimentos, roupas, calçados, produtos de higiene e limpeza. O programa recebe também equipamentos usados, como veículos e computadores, promove sua recuperação e doa a entidades e conselhos tutelares.


Os Centros solidários de educação infantil tem como principal objetivo promover o bem-estar, o crescimento e o desenvolvimento integral de crianças de zero a 6 anos.O programa funciona da seguinte forma,as prefeituras disponibilizam o terreno,assumem a administração e manutenção do centro.As unidades possuem capacidade de 120 a 200 crianças,são construídas e equipadas pelo Servas.Os ambientes são organizados em berçários, sala multimeios, salas de atividades por faixa etária, refeitório, playground administrativa e de apoio.







Lançado em 2006 a Campanha Volta tem como propósito ajudar na localização de pessoas desaparecidas através da divulgação de filmes e fotos nos principais veículos de comunicação mineiros, além da distribuição de cartazes em todo o Estado.
O programa forma uma rede de solidariedade integrada por entidades empresariais, postos de gasolina, farmácias, supermercados, empresas de ônibus, além de prefeituras, hospitais, postos de saúde e escolas estaduais, com objetivo de divulgar dados dos desaparecidos.
Veja o vídeo da primeira fase da campanha:

Até 15 de março de 2010 a campanha localizou 360 pessoas. Até o dia 5 de março foram registradas 301 ocorrências de desaparecimento. Já em 2009 foram localizadas 1.573 pessoas e registrados 1.582 desaparecimentos. O ano de 2008 registrou 1.417 desaparecimentos e 1.482 pessoas localizadas. 
De 2006 a 2010 foram cadastrados 6.711 desaparecimentos e registrados 4.827 casos solucionado.

A campanha conta com uma linha gratuita de telefone para notificação dos desaparecimentos                   (0800 28 28 197) e um site exclusivo para divulgação e troca de informações (www.desaparecidos.mg.gov.br)


O Digna Idade é um programa que oferece suporte às instituições que atendem à população idosa no Estado.Com o objetivo de humanizar o atendimento e garantir melhores condições de vida aos idosos assistidos em instituições de longa permanência. O programa garante investimento para a estrutura física, aquisição de equipamentos e utensílios e capacitação de pessoal nas áreas administrativa e de atendimento aos idosos. No período de 2003 a 2009, foram assistidas 466 instituições em 415 municípios e capacitadas 2.321 pessoas, beneficiando 17.761 idosos comprovando a eficiência do programa.

Campanha protagonizada por Zezé de Camargo em busca da valorização dos idosos:


Criado em 2007 o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) é um espaço aberto aos municípios, escolas, comunidades, associações e cidadãos no apoio ao tratamento adequado de resíduos e promoção do consumo consciente.O centro está localizado na região Leste de Belo Horizonte, num espaço de 10 mil metros quadrados. O espaço conta com auditório, biblioteca, área para realização de cursos e uma cozinha experimental, criada para orientar sobre redução do desperdício, reaproveitamento, reciclagem, tecnologia de alimentos. Tem também um espaço permanente para exposições. O CMRR concentra sua atuação em cinco áreas prioritárias: apoio à gestão municipal de resíduos, qualificação profissional para a geração de renda a partir da gestão de resíduos, pesquisa e desenvolvimento, educação ambiental, comunicação e informação.



A Brinquedoteca é um programa direcionado a crianças em escolas, creches e hospitais públicos e filantrópicos, oferecendo o devido suporte a profissionais que lidam com esse tipo de público.                       É desenvolvido em três modalidades :
*  Brinquedoteca Móvel  promove apoio a hospitais públicos e filantrópicos
*  Brinquedoteca Hospitalar atua na recuperação de crianças hospitalizadas
*  Caixa de Brinquedos - Apoio lúdico a creches de todo o Estado

Saiba mais informações essa campanha no site



O programa Valores de Minas oferece oficinas de teatro, dança, circo, artes plásticas e música, estimulando as manifestações criativas e um olhar crítico sobre o cenário cultural.
Quer saber mais?Visite o site do programa:
http://www.valoresdeminas.servas.org.br


A campanha Proteja Nossas Crianças atua desde 2008  e tem como objetivo sensibilizar a população contra a violência doméstica e sexual cometida a crianças e adolescentes e a importância de denúncia-las.As denúncias são encaminhadas aos conselhos tutelares, ao Ministério Público e às polícias Civil e Militar. O sigilo é garantido ao denunciante que receberá um número de registro para acompanhar a investigação.
Com o apoio dos veículos de comunicação são publicados gratuitamente anúncios nos jornais e revistas,spots nas rádios e vídeos da campanha nas emissoras de televisão. “Socorro’’ é sem dúvidas um dos vídeos mais comoventes criado pela campanha, voltado ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes o vídeo conta com a trilha sonora,também chamada, “Socorro”, de Arnaldo Antunes e Alice Ruiz  e é interpretada por uma criança de 9 anos.Assista o vídeo:


O vozes do morro é um,se não o mais, famoso projeto criado pelo Servas em parceria com o governo de Minas Gerais.Criado em 2008  o programa visa valorizar a produção musical nas vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte,Ibirité,Santa Luzia e Ribeirão das neves.    Através de um minucioso processo de seleção durante todo o ano são avaliados desde a qualidade sonora das musicas às mensagens transmitidas nas mesmas,assim os 10  grupos e artistas selecionados tem a oportunidade de divulgar suas músicas no rádio e também na televisão além de receber,cada um deles,100 cópias de um CD e 100 cópias de um DVD com a gravação das músicas divulgadas no projeto. 



Abaixo a letra e vídeo da música participante do “Vozes”:

Música: Ué
Autor: Daniel Zotto 
Tá aí pensando
que a vida é samba?
Viver sem pressa
até cansar de descansar...
Mas se a vida é fácil
não tem sabor.
Ninguém se safa
de sofrer um 'bucadim'.
Falo, ninguém acredita.
Essa é boa:
Se a falta dói,
a abundância enjoa.


Importância
Todos os programas realizados pelo Servas,com apoio do governo Estadual, são de importância incalculável para os sociedade em que vivemos,são programas que contam com voluntários e que buscam a inclusão social dos mais necessitados através de cultura,arte e educação e o mais importante de tudo isso e que esses programas dão resultado.As diversas ações promovidas pelo Servas hoje vão além da busca por soluções para os diversos problemas sociais do Estado,elas ultrapassam o limite da solidariedade e são verdadeiros exemplos de humanismo para o nosso país.

Conheça mais sobre o Servas você também.
http://www.servas.org.br

Servas - Serviço Voluntário de Assistência Social
Av. Cristóvão Colombo, 683 . Funcionários . Belo Horizonte . MG . CEP 30140-140
Telefax (31) 3349-2400 . servas@servas.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário